Após a controvérsia acerca da recusa de San Fracisco e sua consequente relocação em Chicago, o Lucas Museum of Narrative Arts comunicou recentemente que a equipe responsável pelo projeto de seu novo edifício será formada pelos escritórios MAD Architects e Studio Gang.
O edifício propriamente dito será responsabilidade do MAD Architects, escolhido "por sua abordagem inovadora de projeto e pela filosofia do escritório que preza pela conexão entre os espaços urbanos e paisagens naturais." O projeto paisagístico ficará a cargo do Studio Gang, que também projetará uma nova ponte conectando o terreno à Northerly Island, uma área que já é foco de interesse do escritório e que será transformada num parque urbano.
"É uma honra poder projetar o Lucas Museum of Narrative Arts em uma cidade com uma história arquitetônica tão rica." disse o fundador do MAD Architects Ma Yansong. "Sinto-me honrado por ter a oportunidade de criar um projeto atemporal que emocione e inspire as pessoas assim como as obras de Lucas."
Sobre o plano de conectar o terreno do museu à Northerly Island Jeanne Gang comentou: "Estamos animados em poder desenvolver algo em cima de um trabalho que já estamos realizando e em criar uma transição entre o Campus do Museu e a Northerly Island. Mantendo o ethos da Northerly Island, nosso objetivo é criar um habitat ecológico e urbano." O museu financiará a construção da nova ponte, isentando a prefeitura da cidade de qualquer gasto.
George Lucas já havia comentado a decisão de construir o museu em Chicago: "Escolher Chicago é a decisão certa para o Museu, mas uma decisão difícil para mim devido à minha forte conexão pessoal e profissional com a Bay Area. Agradeço a todos os californianos que apoiaram o Museu."
Sobre as novas propostas Lucas comentou: "Estou muito feliz com a visão da equipe de arquitetos em relação ao edifício e aos espaços verdes do entorno. Estou ansioso para apresentar nosso projeto à comunidade de Chicago." O projeto do novo museu deve ser divulgado no final deste ano.
O escritório VOA Associates atuará na parte de arquitetura executiva.